Foto: Reprodução
Num investimento de R$ 20 milhões, o anúncio de expansão marcou a abertura das comemorações dos 60 anos do Sesi Jundiaí, unidade pioneira da instituição instalada em Anápolis. Para celebrar a data, um café da manhã reuniu diretores, professores, alunos, familiares, lideranças industriais, empresários e autoridades nesta segunda-feira (dia 1º). Na oportunidade, por meio de material audiovisual, os convidados conheceram o projeto de expansão e modernização, previsto para começar ainda este ano. A reforma vai beneficiar mais de mil alunos.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, diz que o investimento de R$ 20 milhões é um presente de aniversário para a escola. “É mais que construir uma nova unidade. Vamos construir novos prédios e trazer novos equipamentos para formarmos cada vez mais profissionais capacitados e alunos campeões”, ressalta.
Sandro Mabel também anunciou que para os próximos três anos, as instituições do Sistema Fieg receberão mais de meio bilhão de reais de investimentos, num projeto arrojado para impulsionar a indústria com a formação de alunos altamente capacitados para atender a alta demanda por mão de obra qualificada em Goiás e no País.
Para o presidente da Fieg Regional Anápolis, Wilson de Oliveira, os investimentos serão um presente também para Anápolis. “Essa unidade tem contribuindo muito com o desenvolvimento de cidade e da indústria do Estado. Muitos trabalhadores vieram aqui em busca de saúde, educação e lazer durante esses 60 anos. ”
Diretora do Sesi Jundiaí, Marciana Neves, afirma que o investimento não poderia ter vindo em momento mais oportuno. “Precisamos de uma escola moderna para que ela possa harmonizar e conversar com o que a gente tem de metodologia de ensino avançada. Essa reestruturação não vai mudar apenas a história do bairro, vai mudar também de toda a cidade. ”
O deputado estadual Antônio Gomide afirmou que a Fieg está cada vez mais investindo em Anápolis. Segundo ele, é um orgulho muito grande prestigiar a comemoração dos 60 anos do Sesi, que muito já contribuiu muito com a cidade. “Esporte cultura, lazer e educação profissional inclusiva são sempre bem-vindos e quem traz isso para Anápolis é justamente a Fieg, o Sesi e o Senai”, destaca.
Ex-estagiário do Sesi Jundiaí, o vereador Marcos Carvalho lembra que a instituição forma grandes profissionais e grandes trajetórias. Para ele, o investimento na escola alcança educação, ciência e tecnologia, o que ajuda a trazer desenvolvimento social político e educacional para o município.
A UNIDADE
Primeira unidade da instituição instalada em Anápolis, o Sesi Jundiaí oferece serviços nas áreas de saúde, educação e lazer. Só em 2021, a unidade atendeu mais de 18 mil pessoas em programas legais de saúde e segurança do trabalho. No campo da educação, a série histórica registra mais de 60 mil pessoas beneficiadas diretamente com ensino básico de qualidade e campeã, além de formação para o mundo do trabalho.
A unidade também tem a denominação de Centro de Atividades Gilson Alves de Souza, em homenagem a um dos pioneiros da indústria em Goiás, responsável pela fundação dos cinco primeiros sindicatos patronais de indústrias no Estado (Construção, Calçados, Alfaiataria, Alimentação e Gráficas), os quais deram origem à Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), no início da década de 1950.
Com informações do SESI Goiás