Ex-presidente rebate acusações, critica ministros do STF e relembra momentos marcantes nos EUA.
Por Richelson Xavier
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em entrevista ao programa Oeste Sem Filtro, comandado por Augusto Nunes. Durante a conversa, Bolsonaro questionou as restrições que enfrenta para viajar e fazer declarações políticas. “A justificativa para eu não viajar, assinada pelo senhor Alexandre de Moraes, cita que alguns saíram e não voltaram. Isso não é verdade. Parece que dão uma ordem, inventam algo com muita criatividade, e o ministro assina embaixo. Isso é horrível”, afirmou.
Bolsonaro aproveitou para rebater acusações e desabafou sobre a ausência de provas concretas contra ele. “Qual a acusação contra mim? Não me pega em joias, em cartão de vacina, tentativa de golpe… nada, zero”, declarou. O ex-presidente também relembrou os três meses que passou nos Estados Unidos após deixar o cargo, período em que, segundo ele, foi calorosamente recebido pela comunidade local. “Eu fui tratado como rei nos Estados Unidos. Todos os dias, mais de 600 pessoas iam à minha casa para tirar fotos comigo”, revelou.
O ex-presidente descreveu sua rotina nos Estados Unidos, destacando a generosidade que encontrou por lá. “Mais da metade das vezes que ia pagar a conta em restaurantes simples, alguém já havia pago. Era algo emocionante, de arrepiar. Eu chorava com o tratamento que recebi”, disse Bolsonaro. Ele afirmou ainda que recebeu propostas de trabalho e comentou sobre a admiração de brasileiros que vivem no exterior: “Havia um boom de compra de imóveis por brasileiros. As pessoas reconheciam o que fizemos pelo Brasil.”
Entre os feitos do governo que ainda geram repercussão, Bolsonaro exaltou o PIX, criado em 2020, e a gestão de Paulo Guedes e Roberto Campos Neto no Banco Central. “O PIX é uma realidade e transformou a economia. Durante a pandemia, ninguém quebrou no Brasil, graças ao Pronamp e ao Bem, criados pela equipe brilhante do Paulo Guedes”, destacou. Ele também comentou sobre a tentativa do atual governo de tributar o PIX, uma ideia que, segundo ele, foi derrotada pela reação da sociedade.
Bolsonaro encerrou a entrevista com duras críticas às medidas do governo Lula e do STF. Citando Nikolas Ferreira, o ex-presidente elogiou a atuação do jovem deputado federal na defesa de pautas conservadoras. “Foi uma coisa que ninguém podia acreditar, a maneira como ele sintetizou e reagiu. Ele é um garoto brilhante. É por pessoas como ele que ainda temos esperança no Brasil”, concluiu.