Projeto aprovado no Senado visa impulsionar desenvolvimento educacional e econômico em Mato Grosso e Goiás.
Por Richelson Xavier – Foto: Pedro França / Agência Senado
Anápolis, 27 de maio de 2024 – A Comissão de Educação (CE) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (21), o projeto de lei do Senador Wellington Fagundes (PL-MT) que cria a Universidade Federal do Araguaia (UFARA). A nova instituição será formada a partir da elevação do Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A proposta, que tem como relator o Senador Wilder Morais (PL-GO), segue agora para análise na Câmara dos Deputados.
Universidade para o desenvolvimento regional
A criação da UFARA é vista como um marco para o desenvolvimento educacional e econômico da região do Araguaia, que abrange municípios de Mato Grosso e Goiás. A nova universidade oferecerá cursos de graduação, pós-graduação e extensão, além de promover pesquisas e inovação. “Essa é uma conquista histórica para a região”, afirma o Senador Wilder Morais. “A UFARA vai contribuir para a formação de mão de obra qualificada, o que impulsionará o desenvolvimento econômico e social da região”.
Financiamento e Integração
O financiamento da UFARA será feito com recursos do Orçamento da União, além de doações, convênios e outras fontes de receita. A nova instituição integrará os alunos, professores e servidores do atual Campus do Médio Araguaia da UFMT, assim como toda a infraestrutura física e os bens materiais.
Um passo importante para a educação superior
O Senador Wilder Morais destaca que a criação da UFARA está em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Educação 2014-2024, que visam ampliar o acesso à educação superior e democratizar o conhecimento. “A educação é a chave para o desenvolvimento do nosso país”, afirma o Senador. “Com a criação da UFARA, estamos dando um passo importante para garantir que mais brasileiros tenham acesso à educação de qualidade”.